notícias

Imagem da noticia: OR Sementes testa nova janela de plantio de trigo nos Estados do Sul

OR Sementes testa nova janela de plantio de trigo nos Estados do Sul

As condições climáticas que tem se apresentado nas últimas safras têm exigido que o produtor crie alternativas para aumentar a rentabilidade em mais períodos do ano. Com um patamar de preço do trigo mais competitivo, a cultura permite que o produtor invista em um melhor manejo agronômico. Mais do que isso, tendo em vista as características de determinadas cultivares já se pode pensar na possibilidade de ousar quando se trata da janela de plantio.

A OR Sementes, de Passo Fundo, tem reforçado junto ao mercado cultivares que conseguem entregar versatilidade e produtividade ao agricultor. Na Expodireto Cotrijal, o time expôs aos produtores alternativas como o OR Senna, que é considerado o trigo de ciclo mais rápido do mercado.

Com o ORS Senna, testes vem sendo feitos para gerar novas janelas de produção no Sul do Brasil, com trigo podendo ser semeado no outono/verão, naquelas áreas que não foi possível implantar a soja dentro do zoneamento devido à estiagem, por exemplo. O ciclo de 105 dias – mas que no verão/outono fica em 90/95 dias – e a rusticidade são algumas das características que permitem este manejo.

Estamos com algumas áreas de testes e vamos gerar muita informação ao produtor, com o intuito de avaliarmos a possibilidade desta nova janela de plantio no Sul. Em anos em que o clima desafia o produtor e por vezes não se conseguiu implantar todas as áreas de soja anteriormente planejadas, é uma forma de criar novas oportunidades para rentabilizar no vazio outonal – assinala o assistente técnico comercial da empresa, o agrônomo Lucas Bruschi.

Além disso, a OR Sementes também expôs os diferenciais das cultivares ORS Feroz – extremamente resistente e versátil, que pode ser semeado do Sul ao Cerrado – e ORS Guardião – com maior peso por mil sementes do mercado, bem como o ORS Absoluto para os multiplicadores – este é considerado um melhorador com estabilidade produtiva. O movimento intenso da feira favoreceu a troca ideias com o público, bem como o posicionamento da OR no mercado de genética de sementes de trigo.