notícias

Imagem da noticia: Primeira Colheita de Trigo no Brasil

Primeira Colheita de Trigo no Brasil

Durante muito tempo, a cultura do trigo predominou na região Sul do Brasil como uma cultura exclusivamente de inverno. Através da pesquisa, tecnologia e desenvolvimento de novas cultivares, a OR Sementes trouxe ao mercado a primeira cultivar de trigo hiperprecoce, que pode ser cultivada no vazio outonal, entre a colheita das culturas de verão e semeadura das culturas de inverno.

O Cultivar que inicialmente foi desenvolvido para possibilitar a realização de três safras ano no pós milho safrinha, trouxe para o Sul do Brasil a possibilidade de aproveitar uma janela de semeadura até então desconhecida.

Os produtores Dirceu e Douglas Dellanora (Pai e Filho respectivamente) do município de Sertão/RS, que o digam, através do suporte fornecido pela equipe da Sementes Webber de Coxilha/RS e da OR Sementes de Passo Fundo/RS, apostaram na possibilidade do trigo como uma cultura rentável para o vazio outonal.

Em decorrência da forte estiagem que atingiu o Rio Grande do Sul, a área de milho/verão cultivada na propriedade, foi totalmente comprometida, o que levou a busca por novas alternativas para gerar renda. Com o preço do trigo em patamares cada vez mais competitivos, surgiu a oportunidade do plantio do cultivar ORSSenna.

Devido ao seu ciclo de aproximadamente 100 dias da emergência à colheita, eles semearam uma área de 5ha de ORSSenna, a qual possibilitou um rendimento de 32 sc/ha. Mesmo diante das dificuldades climáticas enfrentadas durante o ciclo da cultura que foi de Janeiro a Maio de 2022, este resultado representou um ganho de 7 sc/há considerando-se os custos de produção.

Para Dirceu e Douglas, a experiência foi muito positiva, pois há anos esperavam por uma oportunidade para aproveitar a entressafra, trazendo renda para a propriedade. Eles reforçam que o cultivar é uma forte indicação para ocupar o vazio outonal e possibilitar a realização de três safras ano no Rio Grande do Sul.

Esse projeto de aproveitamento das áreas no vazio outonal desenvolvido pela OR Sementes, tem por objetivo trazer ao mercado soluções diferenciadas de rentabilidade. Para isso, a empresa possui áreas de testes nos estados do RS, SC, PR e SP cultivadas com ORSSenna e outras cultivares do portfólio, as quais terão seus resultados apresentados no decorrer desta safra.